segunda-feira, 22 de novembro de 2010

ADVENTO DO SENHOR


O TEMPO DO ADVENTO
 
O Tempo do Advento possui dupla característica: sendo um tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens, é também um tempo em que, por meio desta lembrança, voltam-se os corações para a expectativa da segunda vinda de Cristo no fim dos tempos. Por este duplo motivo, o Tempo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa e alegre expectativa.

O conteúdo das leituras, especialmente do Evangelho, focaliza para os domingos um tema específico, em cada um dos três ciclos litúrgicos: a vigilância na espera de Cristo (1º domingo); um urgente convite à conversão, contido na pregação de João Batista (2º domingo); o testemunho dado a Jesus pelo seu precursor (3º domingo); o anúncio do nascimento de Jesus a José e Maria (4ºdomingo). 



AS FIGURAS-MODELO DA ESPERA DO ADVENTO 

Na liturgia do Advento emergem algumas figuras bíblicas que dão uma tonalidade para este tempo litúrgico: Isaías, João Batista, Nossa Senhora, São José.

a) Isaías. Uma antiqüíssima e universal tradição indicou para o Advento a leitura do livro deste profeta, porque nele, mais do que nos outros, encontra-se um eco da grande esperança que confortou o povo eleito durante os séculos difíceis e decisivos da sua história, sobretudo no exílio.

b) João Batista. É o último dos profetas e resume na sua pessoa e palavra toda a história precedente, no momento em que esta desemboca no seu cumprimento. Ele encarna bem o espírito do Advento. João é o sinal da intervenção de Deus em favor do seu povo; como precursor do Messias, tem a missão de preparar os caminhos do Senhor (cf. Is 40,3); por isso, a Igreja nunca invoca a vinda do Salvador sem lembrar-se de João, do qual o próprio Jesus fez o maior elogio: “Entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João”, embora “o menor no Reino de Deus seja maior do que ele” (Lc 7,28).

c) Nossa Senhora. O Advento é tempo litúrgico no qual, diferentemente dos outros, coloca-se em destaque a relação e cooperação de Maria no mistério da redenção. O Advento considera Maria especialmente em relação com a vinda do Senhor. O Advento, na sua imediata preparação para o Natal, recorda particularmente a divina maternidade de Maria. O Filho de Deus não desceu do céu em um corpo adulto, plasmado diretamente pela mão de Deus, mas entra no mundo como “nascido de mulher” (Gl4,4), salvando o mundo por dentro. Maria é aquela que, no mistério do Advento e da encarnação, une o salvador ao gênero humano: JESUS, O HOMEM DEUS.

d) São José. Dos textos bíblicos do Advento natalino emerge com humildade a figura de José, esposo de Maria, e justamente no momento mais significativo e delicado da sua missão de pai de Jesus. O “Mistério” de José é resumido em duas palavras do texto evangélico: “homem justo” (Mt 1,19).

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